O objetivo do processo de falência é salvar as atividades de uma empresa
Ao contrário do que muitos pensam, o principal objetivo do processo de falência é salvar as atividades de uma empresa, e não, encerrá-las.
Conforme as determinações da Lei 11.101/2005, o processo falimentar deve observar o princípio da preservação da empresa, que visa a preservação econômica e produtiva dos seus bens, ativos e recursos (inclusive os intangíveis), e a manutenção de suas funcionalidades.
Exatamente com essa finalidade, ao ser decretada a falência, o devedor é afastado de suas atividades, que passam a ser gerenciadas por um administrador judicial.
O intuito é assegurar a atratividade dos negócios perante possíveis compradores interessados que, findo o processo, possam dar continuidade as atividades da empresa desenvolvidas pelo empresário, sociedade empresária ou Eireli empresarial.
Sendo assim, a falência com cunho liquidatório só se mostra cabível quando a atividade econômica desenvolvida pelo sujeito se mostra definitivamente inviável, situação essa que não ocorre na grande maioria das vezes.
Vale salientar ainda que há diversos benefícios a serem considerados por aqueles que tenham interesse em adquirir uma empresa falida, seja por meio da compra ou fusão, como por exemplo:
- Custo reduzido (uma vez que comprar empresas falidas é consideravelmente mais barato do que a aquisição de negócios em plena atividade);
- Aquisição de uma empresa, que já conta com uma reputação prévia, simplificando assim o processo de prospecção de clientes, marketing e procedimentos operacionais; e PRINCIPALMENTE
- O fato de o empresário, comprador de uma empresa no processo de falência ou recuperação judicial NÃO ASSUMIR, POR SUCESSÃO, SUAS RESPONSABILIDADES CIVIS, TRIBUTÁRIAS E TRABALHISTAS, sendo esse, certamente, um dos maiores incentivos!
Conclui-se, assim, que o processo de falência vem se transformando em um instrumento de interesse público cada vez mais importante para a sustentação da economia e para a manutenção de empregos, arrecadação do fisco, estabilidade econômica da localidade onde a atividade é desenvolvida, uma vez que possibilita a efetiva recuperação das atividades econômicas empresariais.
Latest Posts
Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais: Conheça Seus Direitos e Proteja-se
IntroduçãoVocê está enfrentando problemas devido a um acidente de trabalho, doença ocupacional, ou está buscando medidas preventivas? Este artigo é...
Assédio Moral e Sexual no Trabalho: Aprenda Como se Proteger
IntroduçãoSe você está lidando com questões de assédio no trabalho (assédio sexual ou assédio moral) ou quer se prevenir, este artigo é essencial para...
Demissão por Justa Causa: Guia Completo e Detalhado
IntroduçãoA demissão por justa causa é resultante de um comportamento grave do colaborador, conforme uma lista prevista na CLT. Em outras palavras, ela...